Índice

Novas Habilidades Profissionais

Há uma carência tremenda de profissionais especializados em TV Digital no mercado e diversos fabricantes de equipamentos de transmissão e recepção concordam que a demanda ainda vai aumentar. Para solucionar o problema e diante do fato de que a maior parte das universidades não têm cursos voltados para a área, diversas empresas estão formando sua própria mão-de-obra buscando o apoio de consultorias e especialistas nas áreas de engenharia de TV digital, microeletrônica e interatividade.

Cursos

A maioria das universidades brasileiras, inclusive aquelas especializadas em tecnologia, ainda não tem oferta específica em TV Digital. Algumas perspectivas são na Universidade de São Paulo, que está articulando um curso de pós-graduação na área e da Universidade Federal da Paraíba, que tem uma disciplina de um semestre sobre o tema no curso de pós-graduação em informática.

A iniciativa mais adiantada é do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) que prepara novas turmas de pós-graduação em Engenharia de Sistemas de TV Digital e Internet Protocol Television (IPTV). Com turmas em Campinas (SP), São Paulo capital e Santa Rita do Sapucaí (MG), sede do Inatel, o curso promete atualizar e preparar profissionais para esse segmento e diminuir a carência existente.

Quem realmente vai sofrer com a falta de profissionais são as radiodifusoras, que demandarão profissionais para o desenvolvimento do Ginga. Esta demanda está abrindo oportunidade para o surgimento de um novo mercado para as empresas de software, que passam a prestar serviços de consultoria para as emissoras na área de interatividade.

A RCASOFT, empresa com sede em Campinas-SP, está oferecendo o curso Tecnologias para TV Digital Interativa a pessoas de nível gerencial ou funcional que já trabalham ou desejam começar a trabalhar na área e buscam um melhor entendimento sobre os conceitos de TV Digital. O curso apresentará a infra-estrutura necessária para a transmissão da TV Digital Interativa e as possibilidades da tecnologia, em especial a interatividade. O curso com duração de dois dias é ministrado na UNICAMP. Maiores informações podem ser obtidas no site da RCASOFT.

Topo

Copyright RCASOFT Informática. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo textual deste site em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem fazer menção a esta fonte.
Obra protegida pela Lei do Direito Autoral 9.610/98